CROMOTERAPIA
A cromoterapia é uma prática terapêutica que utiliza cores para promover o equilíbrio e a cura no corpo e na mente. Baseada na ideia de que diferentes cores têm propriedades energéticas e podem influenciar o estado emocional e físico das pessoas, a cromoterapia é aplicada de diversas maneiras.
Origens Milenares: A História da Cromoterapia
A cromoterapia remonta a civilizações antigas, onde diversas culturas exploravam as influências das cores na saúde e no bem-estar. Egípcios, chineses e gregos incorporaram as cores em práticas de cura, acreditando que cada matiz carregava significados simbólicos e energéticos.
Na Índia, a Ayurveda, medicina tradicional, associava cores aos chakras, centros de energia no corpo. A medicina tradicional chinesa utilizava a cromoterapia em conjunto com outras terapias para equilibrar o fluxo de energia vital, o qi.
Nesta terapia, cada cor apresenta uma função terapêutica diferente e pode ser aplicada com uma diversidade de instrumentos, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada.
A cromoterapia não é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, pois não existem comprovações científicas da sua eficácia. No entanto, está aprovada e é oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). É importante ressaltar que a cromoterapia não substitui o tratamento médico.
Benefícios da cromoterapia
A cromoterapia apresenta os seguintes benefícios:
• Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica;
• Melhora do bem-estar físico e mental;
• Diminuição do cansaço físico;
• Diminuição dos transtornos do sono;
• Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
• Estimulação do Sistema Nervoso Central.
Além disso, a cromoterapia, muitas vezes, é utilizada como tratamento complementar pois melhora o funcionamento do coração e, consequentemente, melhora a circulação sanguínea.
Como é feita
A cromoterapia é realizada através de aparelhos que emitem luz de diferentes cores, sendo que essa luz pode ser emitida diretamente na pele ou a pessoa pode ficar em contato com a luz dentro de uma sala fechada, podendo estar deitada ou sentada.
A escolha da dor depende da indicação do terapeuta, sendo que as cores mais utilizadas são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. As cores vermelho, laranja e amarelo podem ser classificadas como quentes, que são estimulantes, enquanto que as cores verde, azul e violeta são chamadas cores frias e estão ligadas ao efeito calmante.
“O ATENDIMENTO PERSONALIZADO É UM GRANDE DIFERENCIAL, POIS ALÉM DE UM APOIO FÍSICO, HÁ TAMBÉM O ASPECTO EMOCIONAL, A SEGURANÇA E CONFORTO PARA O PACIENTE.”
FALE CONOSCO